SUGESTÕES DE LEITURAS PARA AS CRIANÇAS

Rimas de lá e de cá –  José Jorge Letria  e José Santos 

Neste livro de rimas, a grande vedete é a língua portuguesa, que salpica novos significados quando atravessa de cá pra lá e de lá pra cá as pontes entre o Brasil e Portugal. Dois Josés, um português, outro brasileiro, brincam com os múltiplos sentidos da linguagem e da cultura dos dois países, demonstrando o quanto pode ser divertido desvendar o ritmo e o rebolado da nossa língua-mãe.

Ora, pílulas! –  Tatiana Belinky

É possível sentir dor na dentadura? Ou sofrer de “encrencoma” benigno? Será que a intuição, esse sexto sentido, também sofre de dor de ouvido? Ora, pílulas! oferece aos leitores catorze drágeas inéditas da poesia de Tatiana Belinky – verdadeiros amuletos contra o medo, a inveja, o tédio e outros maus humores. Acompanhados por figuras divertidas, criadas pela artista Veridiana Scarpelli, os poemas e os desenhos aqui reunidos formam uma rede de associações inesperadas, em que palavra e imagem, sempre abertas, brincam e provocam-se mutuamente.

Poemas com Sol e Sons

Este livro reúne poemas de autores de diversos países da América Latina. Com sensibilidade e beleza, possibilita à criança uma nova forma de ver o mundo. Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Guatemala, México, Nicarágua, Peru, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela estão aqui representados, trazendo o melhor da poesia para o nosso pequeno leitor.

Poemas de brinquedo – Álvaro Andrade Garcia

Neste livro audiovisual e interativo, disponível gratuitamente em formato de aplicativo e também em papel, o artista mineiro Álvaro Andrade Garcia apresenta toda a potencialidade artística de obras poéticas que ultrapassam o impresso e transbordam para outras mídias. Aliando a palavra escrita à palavra entoada, as imagens poéticas às imagens cinematográficas, ele cria o que Ricardo Aleixo chama de poesia expandida.

Poemas para brincar, ler com sotaque, travalínguas, palavras inventadas, medonhas e coisas escritas errado para consertar. Jogo do dicionário: palavrórios incríveis para adivinhar. Estórias engraçadas e barulhentas, sons para cantar e também azucrinar. Palavras com arestas e desenhos malucos, ainda sem significado, para você batizar. Para crianças e adultos a partir de quatro anos de idade

Poemas que escolhi para as crianças – Ruth Rocha

Este livro é uma verdadeira festa. Nele a Ruth Rocha, junto com sua filha Mariana, reuniu um montão de poemas que elas adoram. Alguns têm mais de cem anos, como os de Olavo Bilac e de Fagundes Varela; outros, são de poetas contemporâneos, ou seja, do nosso tempo, como os de José Paulo Paes, Adélia Prado, Chacal, Augusto de Campos e Renata Pallottini Para ilustrar um livro de tantos autores, a Ruth chamou uma turma de nove ilustradores, entre eles Teresa Berlinck e Madalena Elek.

Poemas da minha terra tupi – Maté

Jaguaré, jururu, pirão e pororoca… Toda criança brasileira, quando aprende a falar, aprende também um bocado de palavras de origem tupi. São palavras que falam da paisagem, dos bichos, das plantas e do jeito de ser da gente daqui. E não é que muitas delas vieram passear nos versos singelos deste livro de poemas, esperando que o leitor as reconheça? Com texto e ilustrações de Maté, Poemas da minha terra tupi celebra, com curiosidades, histórias, cor e alegria, o significado de muitas palavras e expressões que usamos no dia a dia, 38 das quais são apresentadas em um glossário, no final do livro.

Ou Isto ou Aquilo – Cecília Meireles

 Ou isto ou aquilo” é um clássico da literatura infantil brasileira. Desde seu lançamento, vem conquistando gerações de leitores. A autora convida as crianças a se aproximarem da poesia, brinca com as palavras, explora a sonoridade, o ritmo, as rimas e a musicalidade.

111 Poemas para crianças – Sérgio Camparelli

Neste livro, Sérgio Capparelli fez um apanhado de suas melhores poesias, espalhadas em mais de uma dezena de livros, que formam este 111 poemas para crianças. O livro é composto por dez capítulos: Coisas que eu sei, Esses animais divertidos, Na minha casa, Ah, a cidade!, Quero ser eu mesmo, Nonsense, Jogos e adivinhas, Música de ouvido, Poemas visuais, A natureza, os dias e as noites. Os mais diversos assuntos do mundo infantil são abordados no livro. Do mesmo modo, a seleção de poesias permite às crianças a compreensão de como é vasto do domínio da arte poética, que pode cativar tanto pela emoção, quanto pela esperteza de jogos de palavras e de sons, como por sublinhar fenômenos especiais ou mostrar acontecimentos diários e cotidianos da nossa vida.