As declarações abaixo, ainda que insuficientes para dar conta da totalidade histórica da Educação Física no Município de Cambé, serão úteis para entender melhor o momento atual. Para os que desejam obter mais informações, indicamos a leitura do Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cambé – Livro do Ensino Fundamental anos iniciais e Livro da Educação Infantil.
Em 1984, o município de Cambé, por meio de seu Secretário de Esportes, José dos Santos Filho, juntamente com o diretor dessa mesma Secretaria, Elói Zamberlan, na gestão do Prefeito Luiz Carlos Hauly, idealizou a introdução da disciplina de Educação Física no Ensino de 1ª a 4ª série (nomenclatura da época) nas escolas municipais de Cambé. Para tal, o secretário fez um convite a todos os servidores públicos do município que possuíssem o curso de Licenciatura em Educação Física para participarem desse projeto.
Assim, o quadro inicial de professores de Educação Física da rede foi formado por profissionais oriundos de diversos setores da Prefeitura (administração, saúde, esporte, educação…), mas que tinham em sua formação inicial o curso de Licenciatura em Educação Física. Foram também convidadas a fazer parte desse projeto de implantação atletas da equipe de Handebol da cidade. Desse segundo grupo, havia algumas jogadoras que possuíam graduação em Educação Física, outras eram acadêmicas do mesmo curso e existiam ainda, formando esse quadro inicial de docentes, algumas professoras-atletas, cuja experiência com a área tinha sido exclusivamente o convívio com o desporto, nesse caso o Handebol.
No começo do desenvolvimento dos trabalhos, o grupo de professores se reunia todas as sextas-feiras, com objetivo inicial, segundo Ana Lúcia Zatorelli Zamberlam – 1ª Coordenadora de Educação Física Escolar de Cambé – de acompanhar de perto o trabalho realizado nas escolas. Porém rapidamente percebeu-se a necessidade de instruir melhor algumas professoras que apresentavam certas dificuldades no trabalho docente, ora pela falta de experiência, ora pela insegurança de ainda não ter uma formação inicial consolidada.
O fato é que esses encontros semanais logo passaram a ser períodos de formação em que os professores com mais “bagagem” compartilhavam suas experiências bem sucedidas com os demais. O que era para ser um encontro de apresentação de resultados alcançados, logo se tornou um momento de exposição de possibilidades docentes e compartilhamento de ações pedagógicas, chegando ao ponto de, em determinados encontros, os professores envolvidos no projeto realizarem, na prática, aquilo que seria apresentado aos alunos nas próximas semanas. Assim, essas reuniões tornaram-se importantes momentos de formação.
Nessas condições, o primeiro grupo de professores de Educação Física do município de Cambé tornou-se bastante unido, superando as dificuldades e apresentando resultados e conquistas que logo foram reconhecidas pela comunidade escolar. Prova disso, era o envolvimento da escola com os eventos propostos pela Educação Física durante o ano letivo. É importante mencionar as grandes gincanas que ocorriam no fechamento de cada bimestre, envolvendo todas as séries da escola, cuja participação era maciça de todos os professores, coordenadores e diretores no auxilio ao professor de Educação Física que estava à frente dessa atividade.
Portanto, mesmo diante de muitas dificuldades, graças ao empenho e dedicação de um grupo de profissionais, o que era um projeto e tinha conseguido atingir apenas algumas unidades escolares, passou rapidamente a atender todas as escolas e legitimou o ensino da Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental no município de Cambé – o que fez com que a disciplina de Educação Física na rede de Ensino ultrapassasse o patamar de plano de governo e se tornasse uma política pública de ensino antes mesmo de sua obrigatoriedade legal.
Portanto, no início da década de 1990, a presença da Educação Física nas escolas cambeenses já estava substancialmente garantida e as discussões não giravam mais em torno da presença dessa área no âmbito educacional, e sim sobre o que ela deve ensinar. Nesse momento, assume a Coordenação da Educação Física Escolar de Cambé a professora Vanda Cristina Sanches, que reorganiza a Matriz Curricular da disciplina. Com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei nº 9.394 de 1996, a Educação Física apresentou-se como componente curricular. Essa determinação legal possibilitou que a Educação Física fosse considerada para além do rendimento físico.
A partir do ano 2000, essa dinâmica de trabalho começou a se modificar, impulsionada, principalmente, por duas questões. Primeiro, o quadro dos professores, antes formado por alguns atletas e ex-atletas, passa a ser composto, também, por professores que possuíam vínculo mais acentuado com a área educacional e menos com a área esportiva. Segundo, a condição excludente que ocorria nas aulas da disciplina passa a ficar cada vez mais evidente, incomodando a comunidade escolar em geral. Nesse período, a Educação Física Municipal estava sob a coordenação do professor Claudiney Gloor, que acompanhou as novas tendências para a área e encaminhou o início de algumas mudanças teórico-práticas da disciplina.
Assim, o trabalho docente do professor de Educação Física passou, gradativamente, a percorrer novos caminhos, retornando aos primórdios de sua implantação no município de Cambé, nos quais se extrapolavam os limites e exigências dos eventos esportivos e buscava-se a participação integral de todos os alunos. Tais transformações conduziram para a mudança da lotação da Coordenação de Educação Física da Secretaria Municipal de Esportes para a Secretaria Municipal de Educação, fato ocorrido em 2009, quando assume essa função o professor Luciano Moraes Cardoso.
Assessoria de Ensino de Educação Física
Ana Lúcia Zatorelli Zamberlam
Vanda Cristina Sanches
Claudiney Gloor
Luciano Moraes Cardoso