Consolación Montes Hernandez nasceu em 25 de janeiro de 1947, na cidade de Guadix, Região da Andalucia, Província de Granada na Espanha. Filha de Francisco Montes Checa e Consolación Hernandez Cuevaz. Dessa união nasceram Consolación, Francisco e Antonio. Família de imigrantes que veio para o Brasil em janeiro de 1959.
Consolación, conhecida carinhosamente por todos como Chelo, foi uma grande profissional da educação.
Iniciou seus estudos no Colégio Olavo Bilac, e concluiu a 8ª série no Colégio Estadual Olimpio de Almeida (atual Érico Veríssimo) e o Magistério na Escola Normal Gabriela Mistral. Concomitantemente fez Contabilidade no Colégio Estadual Morais Junior.
No ano de 1973, concluiu o curso superior de Pedagogia na Universidade Estadual de Londrina. No ano de 1974, concluiu a pós-graduação em Orientação Educacional no Cesulon (Centro de Estudos Superiores de Londrina), e no ano de 1990, concluiu a segunda pós, na Universidade do Oeste Paulista (Unioeste) na área de Português/Literatura.
No ano de 1969, iniciou sua carreira como professora na Escola Municipal Professor João Panasiewicz.
Em 1980, trabalhou na Escola Municipal Santos Dumont como professora e orientadora pedagógica.
Iniciou sua carreira como professora estadual de 1ª a 4ª série em 1979. Ministrou aulas de espanhol de 1994 a 2002 na Escola Estadual Dr. Leopoldino Loureiro Ferreira, aposentando-se do padrão estadual em 07 de outubro de 2004.
Foi diretora da Escola Municipal Alvorada em duas gestões: 1973 e 1978.
Trabalhou na secretaria Municipal de Educação no período de 1983 a 2004, fazendo parte da equipe pedagógica, onde desenvolveu projetos voltados à melhoria da qualidade de ensino com projeto piloto, desenvolvido na Escola Municipal Pedro Toktz transformando-a em período integral. Teve um papel relevante na inovação da educação cambeense, desenvolvendo projetos de capacitação para professores que se estendeu no âmbito da AMEPAR.
Aposentou-se do padrão municipal em 30 de setembro de 1996.
Foi uma pessoa de grande destaque dentro da AHISBRA (Associação Hispano Brasileira) que aglutina os espanhóis. Essa associação surgiu no ano de 1993, por iniciativa de imigrantes espanhóis que chegaram a Cambé na década de 50 e se dedicaram ao ramo de fabricação de móveis numa pequena chácara nos arredores da cidade. Consolación (Chelo) teve a iniciativa de convidar senhoras e moças de ascendência espanhola para formarem um grupo de dança, e com muita perseverança formou o grupo Triana, no dia 19 de maio de 1993, composta por 25 integrantes.
Ao longo dos treze anos em que coordenou o grupo de dança, não mediu esforços em divulgar a cultura espanhola e propagar o nome de Cambé: foram muitas apresentações na região, até em um festival de grande porte, realizado na cidade de Puerto Iguaçu, na Argentina, onde o grupo obteve o 2º e o 4º lugares, entre 60 grupos participantes da América do Sul. Todo o figurino e repertório das apresentações foram idealizados por ela. Era uma estudiosa da Língua Portuguesa, amava literatura e uma grande pesquisadora e admiradora da arte.