Filho de Anna e Hermano Kopf, nasceu na cidade de Zell-Harmersbach, Alemanha, em 21 de julho de 1904. Seus primeiros estudos fez na cidade de Bruchsal, onde também fez o ginasial e o científico. Posteriormente, foi para a cidade de Salsburgo, Austria, e ingressou na Faculdade de Teologia. Foi ordenado em 19 de julho de 1931 e celebrou sua primeira missa em Zell no dia 26 de julho de 1931.
Chegou ao Brasil em 1933 e, de início, ficou um ano e quatro meses como ajudante do pároco na Paróquia de Carlópolis, Paraná. Em seguida, assumiu como padre da Paróquia de São José da Boa Vista, também no Paraná, permanecendo por mais quatro anos.
Terminado esse período, foi para Jacarezinho onde permaneceu um ano. Transferiu-se para a Paróquia de Vila Marcondes, na cidade paulista de Presidente Prudente, permanecendo por 11 anos. Nessa fase, realizou a única viagem à Europa (1947), depois que veio para o Brasil. Reviu os parentes e a terra natal e em Roma participou de uma Assembleia Geral dos Palotinos. Foi recebido pelo Papa Pio XII, junto com seus colegas de Ordem e voltou ao campo de trabalho.
No dia 5 de agosto de 1951, assumiu a Paróquia de Cambé, como terceiro vigário, permanecendo por 24 anos.
Preocupado constantemente com a educação cristã, iniciou gestões visando construir o educandário católico, à cargo de religiosas. Ganhou uma quadra da Cia. de Terras Norte do Paraná, onde foi instalado o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, dirigido pelas Salesianas, que chegaram em Cambé no dia 28 de dezembro de 1951.
Obras marcantes na cidade de Cambé foi também a construção da Santa Casa, em terreno igualmente cedido pela Cia. de Terras e, iniciada em 13 de junho de 1957 com o lançamento da primeira pedra, foi inaugurada em 2 de julho de 1966; a permuta de terrenos entre e mitra e a prefeitura, permitiu a construção do salão paroquial e a residência dos padres.
A construção do Lar Santo Antonio e o Asilo dos Velhos na chácara adquirida pelos vicentinos em 1951, marca igualmente a sua preocupação social.
Aspecto interessante do seu governo foram as visitas de Dom Geraldo Fernandes à paróquia todos os anos no dia 13 de junho, festa de Santo Antonio, padroeiro da cidade.
Em seu governo, ele conseguiu por duas vezes trazer os Missionários redentoristas, em Santas Missões. A primeira foi em novembro de 1954 e a segunda em outubro de 1966. Às associações religiosas existente foram acrescentadas a Legião de Maria e Movimento Familiar Cristão, fundado a 23 de fevereiro de 1964, com a presença do então padre Albano Cavalin.
O padre Symphoriano faleceu no dia 3 de dezembro de 1975, em meio à consternação de seus paroquianos e representou um grande exemplo para aqueles que sensibilizam com o sofrimento do próximo.