Izaura Ferreira Neves nasceu em Itápolis no Estado de São Paulo em 12 de janeiro de 1910. Filha de Fulgêncio Ferreira Neves e Benta Maria de Oliveira. Foi lá que a garota estudou o primário e depois o curso normal, cuja escola acabou não sendo reconhecida, por motivos de ordem política.
No norte do Paraná, Izaura chegou em 1931, conhecendo a região, já que o pai era agente da Companhia de Terras Norte do Paraná. A perspectiva era de muito otimismo, de acordo com as informações transmitidas pelos viajantes.
Em maio de 1934, Izaura foi com o pai e o agenciador Raimundo Durães a Nova Dantzig, pois ficara sabendo que na vila não havia escola e foi conhecer o lugar com intenção de ali montar um estabelecimento educacional. Na Avenida Inglaterra, quase esquina com Avenida Brasil, havia uma pequena casa de madeira com três portas que seu pai prontamente alugou para o funcionamento da escola.
Nem tudo era fácil naquela época. Para montar a escola ela contava com a ajuda do pai que também pagou as carteiras e demais equipamentos necessários. Sendo a escola particular os alunos tinham que pagar os estudos, cabendo a cada um contribuir com 70 mil réis. Dali eram tiradas todas as despesas da escola.
A boa notícia logo contagiou a cidadezinha. A professora abriu inscrições e em pouco tempo já havia alunos para uma turma. A primeira turma contou com 18 alunos e o primeiro dia de aula aconteceu em 1º agosto de 1934 e, antes de começar a aula uma única cerimônia: uma pose para o fotógrafo.
Meio ano depois, o prefeito de Londrina Joaquim Vicente de Castro nomeou Izaura com professora municipal. O ato de nomeação foi assinado no dia 28 de fevereiro de 1935 e marca o início do ensino público em Cambé.
Dona Izaura continuou morando em Nova Dantzig até 1938, ano que foi morar em Londrina com a família que chegou de Itápolis. A partir de então ela vinha de jardineira todos os dias para lecionar em Cambé.
Quando terminavam as aulas os alunos a acompanhavam até que ela embarcasse na jardineira. Invariavelmente eles levaram à escola, ramalhetes de flores colhidas em casa ou no caminho, as quais não resistiam até o final da viagem. Mesmo assim ela ficava muito sensibilizada pelo gesto carinhoso dos alunos.
Izaura Ferreira Neves chegou à Nova Dantzig com sua malinha e alguns livros debaixo do braço, aqui fundou a primeira escola particular e foi a primeira professora nomeada para lecionar em Nova Dantzig. O exemplo de coragem de determinação da Dona Izaura marcou de forma significativa a vida cultural do nascente povoado de Nova Dantzig. Início modesto e promissor de uma vasta rede de escolas municipais e estaduais que hoje servem a população cambeense.
Museu Histórico de Cambé
Novembro de 2002